A Arábia Saudita, maior exportador de petróleo do mundo, anunciou nesta segunda-feira ter fechado um acordo com a China para garantir a cooperação entre as duas nações no desenvolvimento e uso da energia nuclear para fins pacíficos.
O acordo, fechado no domingo, estabelece um marco legal que fortalece a cooperação científica, tecnológica e econômica entre Riad e Pequim, segundo um comunicado conjunto. A intenção é garantir a cooperação em áreas como a manutenção e o desenvolvimento de energia nuclear e a pesquisa em reatores, na manufatura e no suprimento de elementos de combustíveis nucleares.
O pacto com a China é o quarto na área nuclear firmado pela Arábia Saudita, após acordos similares com França, Argentina e Coreia do Sul. O anúncio é feito após uma viagem do premiê chinês, Wen Jiabao, à Arábia Saudita como parte de um giro de seis dias pelo Oriente Médio.
A energia nuclear é apontada por especialistas como uma boa alternativa para a Arábia Saudita, que poderia assim economizar mais combustível para a exportação e sanar a demanda local por energia. As informações são da Dow Jones.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia