O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decretou neste domingo (22) estado de emergência no sul do estado, por causa dos diversos focos de incêndio que atingem a região. Cerca de 36 mil moradores da cidade de Ramona, perto de San Diego, receberam ordem para deixar a cidade.
Em Malibu, o fogo já consumiu 400 hectares e destruiu cerca de trinta mansões que tinham sido evacuadas. Quase 500 bombeiros trabalham no combate ao fogo, e ainda não há informações sobre vítimas.
Entre as casas desalojadas está o luxuoso castelo Kashan, propriedade da filantropo Lily Lawrence, que acabou sendo consumido pelas chamas.
Lawrence disse em entrevista televisiva que o imóvel possuía várias obras de arte, bens da família e objetos de Elvis Presley procedentes de Graceland, a residência do rei do Rock.
Outras 200 casas da região de Malibu Crest e de Sierra Retreat foram evacuadas diante da possibilidade de que sejam atingidas pelo fogo, segundo o porta-voz do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, Rick Domínguez.
De acordo com a CNN, entre as casas que tiveram que ser desalojadas estão as do ator Mel Gibson e da cantora Olivia Newton-John. Malibu é uma área residencial situada a poucos quilômetros de Hollywood, que ocupa 40 quilômetros ao longo da costa do Pacífico, e onde várias estrelas têm casas. As chamas avançam a grande velocidade devido ao forte vento.
O incêndio também levou as autoridades a evacuarem os dormitórios do campus da Universidade Pepperdine.
Outro incêndio no norte de Los Angeles, na reserva nacional de Angles, já consumiu 200 hectares.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego