Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça

Se não tiver dinheiro para muro, Trump pretende parar governo dos EUA

Presidente Donald Trump fala à imprensa após encontro com Giuseppe Conti, premiê italiano | Al Drago/Bloomberg
Presidente Donald Trump fala à imprensa após encontro com Giuseppe Conti, premiê italiano (Foto: Al Drago/Bloomberg)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que ele não "teria qualquer problema" em provocar uma nova paralisação do governo federal se o Congresso do país não aprovar propostas legislativas que cumpram as suas exigências para a área de segurança na fronteira com o México, entre elas o financiamento de mais de US$ 20 bilhões para a construção de um muro.

 "Temos de encerrar (o sistema de elegibilidade para imigração por) loteria, encerrar a (imigração em) cadeia, encerrar esses princípios horríveis de capturar e soltar (imigrantes ilegais)", enumerou o americano em coletiva de imprensa conjunta com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. "Eu certamente estaria disposto a considerar uma paralisação (do governo) se não conseguirmos (leis) apropriadas de segurança na fronteira." 

 A ameaça de Trump se refere a um imbróglio em curso no Congresso americano entre republicanos e democratas em torno do orçamento para o próximo ano fiscal, que se inicia em outubro. As condições do presidente para sancionar a proposta orçamentária dos parlamentares incluem a previsão para o financiamento bilionário para o muro na fronteira sul e, também, a aprovação de projetos de lei que endureçam a atual legislação imigratória do país.

Resposta

O líder republicano no Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, disse que não tem planos de deixar o governo americano paralisado devido à pressão do presidente Donald Trump por fundos para suas políticas de fronteira. Em vez de uma paralisação, McConnell disse que o Senado irá terminar um pacote de leis orçamentárias nesta semana enquanto o Congresso continua os esforços para o financiamento do governo no novo ano fiscal, que tem início em 1º de outubro. 

 McConnell disse que o Senado está tomando medidas para "financiar o governo de maneira oportuna e ordenada". Trump reacendeu sua luta contra o Congresso pelo financiamento à construção de um muro na fronteira com o México no último fim de semana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.