O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera| Foto: EFE/Giorgio Viera
Ouça este conteúdo

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera faleceu na tarde desta terça-feira (6) após o helicóptero em que estava cair na região de Los Ríos, no sul do país. Conforme informações do jornal Clarín, Piñera, que governou o Chile por dois mandatos (2010-2014 e 2018-2022), pilotava a aeronave que saiu de uma casa de um empresário identificado como José Cox, no setor Illihue de Lago Ranco.

CARREGANDO :)

Além de Piñera, informações preliminares de veículos de comunicação locais apontam que estavam a bordo da aeronave sua irmã, Magdalena Piñera, e um empresário identificado como Ignacio Guerrero e seu filho. Segundo informações do portal argentino Infobae, os três conseguiram sair do helicóptero e se salvar nadando até a margem do lago onde ele caiu, mas Piñera não conseguiu se soltar do cinto de segurança. Segundo as autoridades chilenas, o acidente ocorreu em meio a uma forte chuva e neblina que afetavam a área.

Equipes dos bombeiros, dos Carabineros e do serviço de emergência foram ao local para prestar socorro. Piñera tinha uma casa na comuna de Lago Ranco, onde ocorreu o acidente, e estava de férias. Autoridades chilenas informaram que estão investigando a causa do acidente. O corpo do ex-presidente já foi resgatado.

Publicidade

Líder bem-sucedido

Sebastián Piñera Echenique tinha 74 anos e foi o primeiro presidente de direita eleito democraticamente após a saída do ditador Augusto Pinochet em 1990. Ele governou o Chile em dois períodos: de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022. Durante sua gestão, enfrentou desafios como o terremoto de 2010, a crise social de 2019 e a pandemia de covid-19.

Durante seu primeiro mandato em 2010, o Produto Interno Bruto (PIB) do Chile cresceu em média 5% ao ano, o desemprego no país caiu de 11% para 6%, e a desigualdade social diminuiu. No segundo, em meio aos protestos, sua popularidade chegou a despencar para 6%.

Formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Chile e doutor pela Universidade de Harvard, Piñera começou a trabalhar como consultor para instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial. Em 1978, assumiu a gerência geral do Banco de Talca, cargo que deixou em 1980.

O ex-presidente também teve uma bem-sucedida carreira como empresário e investidor em diversos setores, como companhias aéreas, times de futebol e televisão. Ele também foi senador pela Região Metropolitana de Santiago, capital do Chile, entre 1990 e 1998, pelo partido Renovação Nacional, que presidiu entre 2001 e 2004.

Piñera era casado com Cecilia Morel e pai de quatro filhos. Ele era filho de um diplomata e ativista do Partido Democrata Cristão, que foi embaixador na Bélgica e na Organização das Nações Unidas (ONU) no governo de Eduardo Frei Montalva (1964-1970).

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]