Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Volta ao passado

Seca prolongada revela pequena cidade venezuelana submersa há 25 anos

Torre da igreja submersa, em 1985, e agora, depois que o nível da água do reservatório caiu 30 metros, em decorrência da seca | Jorge Silva/ Diario La Nacion/Reuters
Torre da igreja submersa, em 1985, e agora, depois que o nível da água do reservatório caiu 30 metros, em decorrência da seca (Foto: Jorge Silva/ Diario La Nacion/Reuters)

Para a maioria dos venezuelanos, a seca provocada pelo fenômeno El Niño neste ano causa inconvenientes como o racionamento de água e energia. Para alguns, no entanto, a estiagem desperta lembranças agridoces. É que o reservatório da usina hidrelétrica de Uribante chegou ao seu menor nível das últimas décadas, revelando uma pequena cidade que havia sido inundada pela barragem em 1985.

A ex-moradora Josefa García, de 74 anos, se diz grata pela seca que causa a pior crise elétrica na história nacional. À sombra da torre de 26 metros da igreja local, habitualmente submersa, Josefa se lembra com detalhes do dia em que o então presidente Carlos Andrés Perez passou de helicóptero para anunciar à população da inundação.

Antes que as águas chegassem, esta localidade andina no Estado de Táchira (oeste) foi desocupada, e seus cerca de 1.200 moradores foram dispersos pelo país. Normalmente, só o topo da torre da igreja se destaca no lago de 20 quilômetros quadrados. Mas o nível da água caiu 30 metros, revelando alguns resquícios assustadores: a igreja, casas demolidas, uma praça e um cemitério.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros