O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi recebido com pedras e sapatos e boicotado por representantes da sociedade civil ontem na Faixa de Gaza, no último dia de visitas para conseguir a retomada das negociações de paz entre Israel e Palestina.
Em sua chegada à área palestina controlada pelos islamitas do Hamas, a comitiva de Ban Ki-moon foi alvo dos objetos lançados por manifestantes em protesto contra a decisão do secretário-geral de não se reunir com os parentes de palestinos detidos em Israel.
Os manifestantes também exibiram cartazes com a frase "Ban Ki-moon, chega de tomar partido de Israel". "A atitude de Ban não é moral nem humana", declarou Abdallah Qandil, porta-voz das famílias dos prisioneiros.
"Nós recebemos uma resposta negativa injustificável indicando a recusa do secretário-geral de encontrar os representantes das famílias dos prisioneiros de nossa delegação", afirmaram os representantes da sociedade civil, entre eles os militantes pelos direitos Humanos Iyad Sarraj e Raji Sourani, que cancelaram um café da manhã com Ban previsto para ontem.
Deixe sua opinião