O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil al Arabi, chegará neste sábado (29) a Ramala para uma visita oficial de algumas horas à Palestina, onde abordará a difícil crise orçamentária da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Arabi, o segundo líder árabe que chega à Palestina desde seu reconhecimento como Estado não membro na ONU, anunciado no último dia 29 de novembro, se reunirá com o presidente Mahmoud Abbas ao meio-dia local, informaram fontes da Presidência à Agência Efe.
A visita tem o objeto de abordar a implementação de um mecanismo de ajuda aos palestinos, o qual será viabilizado pelos países árabes no início de janeiro para atenuar as medidas punitivas de Israel, informou há poucos dias o ministro das Relações Exteriores palestino, Riad al Maliki.
Arabi analisará com os líderes palestinos a denominada "rede de segurança" financeira prometida pela Liga Árabe para aliviar a crise orçamentária do Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP) na Cisjordânia, segundo a qual os países árabes se comprometeram a entregar US$ 100 milhões.
Israel decidiu confiscar os fundos que recolhe em conceito de tarifas e impostos à ANP após a admissão da Palestina como estado observador da ONU, o que provocou o atraso do pagamento de salários no setor público e inúmeros protestos sociais.
A princípio, estava previsto que vários ministros de países árabes acompanhariam o secretário-geral que, no entanto, chegará acompanhado somente por sua equipe pessoal de trabalho.
Depois da visita do rei Abdullah II a Ramala no início do mês, o emir do Catar, Hamad Bin Khalifa al Zanim, também deveria chegar à Palestina nesta semana, mas sua visita acabou sendo adiada para o final de janeiro.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast