O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, está pensando em convocar uma cúpula sobre alteração climática, possivelmente em junho, mas pode acabar aceitando um encontro ministerial, disse nesta terça-feira a porta-voz Michelle Montas.
Montas afirmou em sua entrevista coletiva diária que várias organizações pediram a Ban que planejasse uma cúpula ``e o secretário-geral está avaliando isso''.
Ela declarou mais tarde que a cúpula pode não acontecer e que o evento poderia ser um encontro de altos funcionários. Nem local nem data foram definidos.
O Programa Ambiental da ONU, com sede em Nairobi, pediu a Ban que convocasse uma cúpula climática de emergência em meio a relatórios sombrios sobre os riscos do aquecimento global.
A agência sugeriu setembro, quando os líderes mundiais se encontram na ONU, para buscar um sucessor para o Protocolo de Kyoto, sobre redução de gases que causam o efeito estufa.
Esses gases são amplamente culpados pelas previsões de mais ondas de calor, inundações, secas e aumento do nível do mar.
As autoridades ambientais da ONU querem que Ban desempenhe um papel importante na ajuda a governos que enfrentam as mudanças climáticas depois de expirar o acordo de Kyoto, em 2012.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano