Um grupo de cientistas internacionais dizem ter finalmente descoberto um dos grandes segredos da humanidade: como egípcios levaram os enormes blocos de pedra pelo deserto para construir as pirâmides.
De acordo com a pesquisa liderada pelo cientista Daniel Bonn, da Universidade de Amsterdã, na Holanda, e já publicada na Physical Review Letters, os egípcios molhavam a areia pelo caminho do deserto para facilitar o carregamento das pedras gigantescas – que podiam pesar algumas toneladas. A areia úmida diminuía a tração necessária para o deslocamento pela metade.
Lista elege as melhores cidades no mundo para jovens; duas brasileiras estão no ranking
Pesquisa leva em consideração principais interesses de pessoas entre 15 e 29 anos, como vida cultural, opções de emprego, esportes e acesso digital
Leia a matéria completaO mérito era acertar a quantidade de água necessária. “Com a areia seca, [o deslocamento] não funciona. Com ela molhada demais, também não”, diz Bonn
Em sua pesquisa (que não é exatamente nova, pois vem sendo desenvolvida há dois anos, mas ganhou notoriedade na última semana com a publicação em diversos sites de notícia internacionais), o cientista se diz impressionado com o tempo que foi levado para esta descoberta, já que a resposta estava na “cara de todos”. Ilustrações encontradas em algumas tumbas mostram homens jogando líquidos em frente a estátuas -- o que havia sido interpretado por muito tempo como um ritual de purificação.
A pesquisa não aborda, no entanto, como estes blocos foram empilhados.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco