O Ministério das Relações Exteriores do Brasil comunicou na tarde deste sábado (9) que 47 brasileiros e familiares conseguiram cruzar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Este é o segundo grupo que escapa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.
Segundo o Itamaraty, o grupo se deslocará para a capital egípcia, acompanhado por equipe da Embaixada brasileira no Cairo. "Após pernoite, o grupo deverá deixar neste domingo (10), o Egito, a bordo de aeronave da Força Aérea Brasileira. Este será o 11º voo da Operação Voltando em Paz. O retorno está previsto para o domingo (10), com destino à Base Aérea de Brasília. No total, desde 10 de outubro, 1.524 brasileiros e familiares próximos terão sido retirados da região de conflito", diz o comunicado oficial.
Os 47 resgatados fazem parte de uma lista de 102 brasileiros e familiares apresentada aos governos envolvidos para autorização de saída do enclave palestino. De acordo com o Itamaraty, 24 pessoas tiveram sua saída rejeitada, incluindo sete brasileiros que também possuem cidadania palestina.
Ao todo, saíram 24 crianças ou adolescentes, 13 mulheres (4 delas idosas) e 5 homens. No entanto, nove pessoas sem autorização apareceram assim mesmo, causando um impasse na fronteira, situação que atrasou o resgate dos brasileiros. O Itamaraty ainda informou que teve êxito em incluir de última hora cinco mulheres que não tinham recebido autorização prévia para entrar no Egito.