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O impacto econômico das próximas eleições para as duas cadeiras do Senado da Geórgia será sentido muito além do estado. Se os democratas assumirem o controle do Senado, a agenda econômica de Joe Biden se tornará uma peça central dos planos do novo governo. É provável que haja mais regulamentação e ordens executivas sobre o clima e políticas do mercado de trabalho, independentemente do resultado de janeiro, mas o destino do plano tributário de Biden depende do Congresso.
O plano de aumentar os impostos para os mais ricos e sobre os negócios afetaria a economia em todo o país, mas especialmente nos estados onde a carga tributária já é alta, incluindo Califórnia e Nova York. Muitos desses locais enfrentavam problemas na economia antes mesmo do início de 2020, mas a pandemia de Covid-19 agravou o cenário ao reduzir suas bases tributárias com o fechamento de empresas e da emigração. O forte aumento nas taxas de impostos durante a gestão Biden agravaria a situação enfrentada por localidades com impostos elevados, aumentando o estresse fiscal.
O efeito dos impostos no crescimento econômico é estudado há muito tempo, e o consenso aponta impactos negativos. A quantificação precisa é difícil, mas a influência dos tributos sobre onde indivíduos e empresas decidem se instalar é mais clara. Indivíduos e firmas produtivas com alta renda, de acordo com muitos estudos, tendem a ser mais móveis e, portanto, mais receptivos a incentivos como diferenciais tributários.
A literatura mostra que empresas de alta produtividade, indivíduos de alta renda, cientistas famosos, inventores de ponta e atletas proeminentes respondem fortemente ao cenário fiscal local. Eles enfrentariam os maiores aumentos de impostos pelo plano de Biden.
O plano tributário de Biden aumentaria os impostos em todo o país, aumentando a reação aos diferenciais de impostos. Um diferencial de imposto é um fator maior quando a alíquota federal é mais alta (e onde há limitações para a dedução de impostos estaduais). As distorções fiscais aumentam com a alíquota, à medida que indivíduos e empresas mudam seu comportamento trabalhando menos, investindo menos ou mudando-se, pois tentam reter uma parcela cada vez menor da renda que ganham. Isso aumenta os custos de espremer uma parcela maior da receita da economia na receita tributária.
A Geórgia não é um estado com alta tributação, mas sentiria o impacto dos aumentos de impostos de Biden. A principal taxa de imposto de renda marginal combinada estadual e federal da Geórgia saltaria de 45,1% para cerca de 58,3% (de acordo com a Tax Foundation), e cerca de 170 mil georgianos veriam um aumento direto do imposto de renda totalizando cerca de US$ 6,2 bilhões (de acordo com o Institute on Taxation and Economic Policy).
Além disso, com impostos elevados sobre corporações e negócios de repasse, muito mais georgianos veriam seus salários e rendas diminuírem por conta dos efeitos indiretos desses impostos. Um estudo recente do Hoover Institute estima que o impacto de repasse por si só afetaria quase 40% dos empregos na Geórgia - mais de 1,6 milhão de trabalhadores.
Ainda, enquanto a carga tributária geral da Geórgia está na extremidade inferior nacional, com uma taxa de imposto de renda estadual marginal superior de 5,75%, muitos de seus estados vizinhos têm cargas tributárias ainda mais baixas. Assim, embora a Geórgia não tenha grandes diferenças fiscais gerais com a maioria dos estados, ela está em concorrência direta com a Flórida, que não tem imposto de renda. Nos últimos anos, a Geórgia ganhou um pequeno número líquido de residentes da Flórida, enquanto perdia renda para o vizinho. De acordo com a Receita Federal, em 2018, a Geórgia ganhou cerca de 6,4 mil pessoas, mas perdeu US$ 160 milhões em renda – sugerindo que mais georgianos de alta renda estão se mudando para a Flórida, uma tendência que se aceleraria com o plano de Biden.
Nova York
Os resultados das eleições para o Senado da Geórgia teriam um impacto ainda maior em outros locais com alta tributação. Com uma alta taxa marginal de imposto de renda (combinando impostos estaduais e locais) de 13,3%, a cidade de Nova York tem perdido residentes e empresas há anos. A pandemia levou a um êxodo adicional de pessoas e companhias da cidade, vez que o trabalho se tornou remoto, restaurantes e atrações foram fechadas e as amenidades que atraem as pessoas a Nova York – vida noturna, teatro – estão em grande parte fechadas.
O serviço postal informou que mais de 300 mil nova-iorquinos deixaram a cidade nos últimos oito meses. A recente decisão da Goldman Sachs de transferir algumas operações para a Flórida é apenas um exemplo. A quantidade de escritórios vazios em Manhattan atingiu recentemente os níveis mais altos desde 11 de setembro.
O cálculo de localização mudou para muitos nova-iorquinos, e aumentos bruscos de impostos afetariam ainda mais a balança. De acordo com o plano de Biden, a maior alíquota de imposto combinada no estado de Nova York chegaria a 61,1%, enquanto na cidade de Nova York iria para 64,7%. Mais de 505 mil nova-iorquinos enfrentariam impostos diretos mais altos, totalizando US$ 36,4 bilhões. Além disso, 39% dos empregos no estado, totalizando mais de 3,4 milhões de trabalhadores, seriam afetados por impostos de repasse mais altos.
Uma debandada de negócios e trabalhadores pode ser paralisante para Nova York, já que uma base tributária cada vez menor pressionaria ainda mais os orçamentos estaduais e municipais, aumentando a pressão para aumentar os impostos sobre os residentes restantes ou reduzir os serviços públicos. Quem se lembra de Nova York na década de 1970 deve ficar atento.
É raro que uma eleição em um estado tenha consequências potenciais tão grandes para todo o país. Os resultados na Geórgia e as mudanças políticas que podem vir com eles serão sentidos de costa a costa.
* Noah Williams é professor de Economia diretor do Centro de Pesquisa sobre Economia de Wisconsin da Universidade de Wisconsin-Madison.
©2020 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês.