Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
China

Seis pessoas acusadas por escândalo do leite na China

Seis pessoas foram acusadas, em diferentes tribunais, de envolvimento na adulteração do leite com melamina que causou a morte de seis crianças e intoxicou outras 294 mil na China, informou a agência de notícias Xinhua. O tribunal de Shijiazhuang, na província de Hebei, limítrofe com Pequim, acusou Zhang Yujun de produzir 775,6 toneladas de "leite enriquecido com proteínas" que continha o composto químico tóxico melamina, entre outubro do ano passado e agosto deste ano, quando foi descoberto o escândalo.

A melamina eleva os níveis de proteína registrados nos controles de qualidade do leite, mas causa cálculos e falhas renais nas crianças. Segundo a acusação, Zhang vendeu mais de 600 toneladas, no valor de quase US$ 1 milhão.

Outro processado, Zhang Yanzhang, comprou e revendeu 230 toneladas deste leite a outros intermediários, segundo o tribunal de Shijiazhuang.

O leite adulterado foi vendido nas localidades de Shijiazhuang, Tangshan, Xingtai e Zhangjiakou, na província de Hebei.

Na maioria dos casos, foi adquirido pelo grupo Sanlu, a principal empresa de leite do país e também a principal envolvida neste caso de intoxicação em massa.

Os outros quatro acusados que estão sendo julgados são Zhang Heshe, Zhang Taizhen, Yang Jingmin e Gu Guoping, todos eles acusados de acrescentar a "proteína em pó" a toneladas de leite e de vendê-las à Sanlu.

A ex-presidente e ex-diretora geral da Sanlu, Tian Wenhua, enfrentará um julgamento semelhante na próxima quarta-feira em Shijiazhuang.

Os diversos tribunais emitirão seus veredictos em uma data não especificada, acrescentou a agência Xinhua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.