Seguidora de Moon participa de missa no Japão| Foto: Issei Kato/Reuters

A Associação das Famílias pela Unificação e Paz Mun­­dial, fundada pelo reverendo Sun Myung Moon, morto no domingo, planeja investir R$ 32 milhões na construção, prevista para 2013, de um hospital para cirurgias de alta complexidade em Guia Lopes da Laguna, no interior de Mato Grosso do Sul.

CARREGANDO :)

Como comparação, o município recebeu, neste ano, cerca de R$ 70 mil em repas­­ses do Fundo Nacional de Saú­­de para atendimentos de média e alta complexidade.

Em 2000, Moon foi investigado pelo governo mato-grossense-do-sul pela aquisição de 80 mil hectares de terras nos arredores do município de Jardim, terreno em que construiu a fazenda New Hope.

Publicidade

"O local deveria servir pa­­ra desenvolver pesquisas agrícolas, onde teriam escolas e atividades diárias", conta Carlos Irlan Rocha, pastor da Igreja da Unificação em São Paulo.

Além de ser investigada, a entidade foi multada por violar questões ambientais na construção do espaço.

Os seguidores da seita no Brasil, que somam 4 mil pessoas, se preparam para iniciar um ritual fúnebre, chamado de "Seonghwa", para se despedir do líder espiritual. "Em cada casa de nossas famílias, vamos realizar uma cerimônia em conjunto com o mundo todo para ajudá-lo a ascender ao mundo espiritual", diz Amaral Mota, pastor da comunidade religiosa em Curitiba.