O selênio é um mineral que deve fazer parte da dieta humana. É classificado como um elemento "traço", pela pequena quantidade necessária a cada dia.
Dentro do organismo humano, o selênio participa da criação das selenoproteínas, compostos químicos com propriedades antioxidantes que fazem parte do metabolismo do iodo na glândula tireóide.
As selenoproteínas também atuam na defesa do organismo auxiliando a modulação do sistema imunológico. A falta ou excesso desse mineral pode causar problemas sérios ao corpo humano.
A China com seus contrastes continentais apresenta os dois problemas, em áreas distintas. A deficiência do selênio acontece em locais onde o solo é muito pobre nesse mineral. A principal conseqüência são alterações no músculo cardíaco que podem levar à morte.
A cardiomiopatia por deficiência de selênio recebe o o nome de Doença de Keshan, cidade onde foi descrita pela primeira vez nos anos 30. A doença assolava áreas do sudoeste e nordeste da China.
O consumo dos vegetais e da carne dos animais que se alimentam desse vegetais não era capaz de fornecê-lo em quantidade adequada aos moradores. Existe outra forma de manifestação da falta do selênio que afeta as articulações e ossos. Sua ocorrência tem a mesma distribuição geográfica da outra doença.
Ambos problemas são facilmente revertidos com a suplementação adequada e praticamente não existem em áreas urbanas. Por outro lado os habitantes de regiões com solo muito rico em selênio correm o risco de desenvolverem toxicidade por excesso do mineral. Os sintomas da selenose incluem perda de cabelos, fadiga, fraqueza das unhas.
A maior fonte natural de selênio é castanha-do-Pará, oriunda do Brasil. Duas castanhas por dia fornecem a quantidade diária indicada de selênio. Outras fontes do mineral são os miúdos de animais e frutos do mar como lagostas e caranguejos.
Independente da fonte escolhida mais simples ou sofisticada é mais uma lembrança de que o ideal é que se mantenha uma dieta equilibrada.
A ação antioxidante ajuda a nos proteger do estresse trazido pelo meio ambiente em que vivemos com poluição, e excesso de exposição à luz solar entre outras agressões.
Pragmatismo não deve salvar Lula dos problemas que terá com Trump na Casa Branca
Bolsonaro atribui 8/1 à esquerda e põe STF no fim da fila dos poderes; acompanhe o Sem Rodeios
STF condenou 265 pessoas pelos atos do 8/1 e absolveu apenas 4
“Desastre de proporções bíblicas”: democratas fazem autoanálise e projetam futuro após derrota
Deixe sua opinião