Tel Aviv - O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e o enviado americano para o Oriente Médio, George Mitchell, concluíram sua segunda reunião sem anunciar nenhum acordo sobre a paralisação dos assentamentos judaicos na Cisjordânia e o avanço nas conversas de paz com os palestinos. Eles devem se encontrar novamente amanhã para discutir o tema.
Mitchell, que chegou a Israel no sábado, vem tentando preparar um pacote pelo qual Israel congelaria as construções nos assentamentos na Cisjordânia ocupada e os países árabes dariam os passos iniciais para o reconhecimento de Israel.
O enviado de Obama se reuniu ontem durante três horas com Netanyahu e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. Embora as autoridades israelenses tenham aventado a perspectiva da suspensão do início de novas construções nos assentamentos, Netanyahu já disse que a construção de cerca de 2.500 unidades habitacionais para israelenses na Cisjordânia vai continuar e que a cidade de Jerusalém não será incluída em qualquer acordo relativo aos assentamentos.
Enquanto isso, Abbas já disse considerar inútil qualquer encontro com Netanyahu enquanto a colonização de Israel prosseguir na Cisjordânia ocupada.