Involuntariamente, um grupo de neonazistas alemães ajudou a arrecadar fundos para uma organização que auxilia ex-radicais a mudarem de vida. Eles só descobriram que haviam contribuído com a campanha ao chegar ao final de uma passeata.

CARREGANDO :)

Há mais de 20 anos, um grupo de neonazistas organiza na cidade de Wunsiedel, na Baviera, uma passeata pelo Dia Nacional do Luto da Alemanha, em memória a "todas as vítimas da guerra e da tirania". Wunsiedel foi escolhida para a manifestação de extrema-direita por ser a cidade onde o número dois de Hitler, Rudolf Hess, foi enterrado - seu corpo mais tarde foi exumado e o túmulo, destruído.

Cansados de tentar impedir a manifestação, os habitantes da pequena cidade decidiram adotar uma outra estratégia. Moradores e comerciantes locais concordaram em doar dez euros para cada metro percorrido pelos radicais. Todo o dinheiro arrecadado foi doado para a organização EXIT-Germany, que ajuda neonazistas que desejam abandonar o radicalismo e a mudar de vida.

Publicidade

Mantendo a tradição, eles percorreram as ruas da cidade, e pela primeira vez foram incentivados e ovacionados pelos habitantes que acompanhavam a passeata com faixas e confete. Um dos organizadores do evento, Fabian Wichmann, disse à agência alemã DPA que se pode fazer mais do que bloquear ruas e fechar as janelas.

"Queremos mostrar o que mais pode ser feito, que outros caminhos de ação você tem", destacou Wichmann. Aparentemente, os manifestantes só descobriram o que se passava ao cruzar a linha de chegada. A EXIT-Germany levantou 10 mil euros.