Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tensão no campo

Sem-terra do Paraguai ameaçam novas invasões de fazendas

Um grupo de trabalhadores rurais sem-terra do empobrecido departamento (estado) paraguaio de San Pedro, norte do país, anunciou a iminente invasão de duas grandes fazendas produtoras de soja como forma de forçar o presidente Fernando Lugo a realizar uma reforma agrária. A informação foi fornecida por José Rodríguez, dirigente da organização Luta pela Reforma Agrária e pela Sobera­­nia, à rádio Primero de Marzo, de Assunção.

Ele disse que as fazendas que serão invadidas pertencem ao brasileiro Ulisses Teixeira, cuja propriedade tem 22 mil hectares fica no distrito de San­­ta Rosa del Aguaray; e a fazenda Carla María, com 15 mil hectares, pertencente a um empresário paraguaio e lo­­calizada no distrito Capi­­ibary.

As duas pro­­priedades fi­­cam no departamento de San Pedro, situada cerca de 340 qui­­lômetros ao norte da capital As­­­­sun­­ção.

"Levamos muitos anos esperando a reforma agrária, mas o presidente Lugo está demorando para colocá-la em prática. Já não existem mais terras públicas, então o Estado deve se ocupar dos milhares de compatriotas pobres", afirma Rodríguez.

O Paraguai é o terceiro produtor de soja na América do Sul, atrás do Brasil e da Ar­­gen­­tina. A Câmara de Exportadores de Grãos e Oleaginosas informou que neste ano o país atingiu recorde de produção de so­­ja, com 7 milhões de toneladas cultivadas em 2,6 milhões de hectares.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.