O Plenário do Senado aprovou ontem, em votação simbólica, a ampliação do visto americano de cinco para dez anos, conforme acordo bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. O aumento da validade do visto já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e deve entrar em vigor em março.
A matéria tem caráter terminativo e vai à promulgação. "Agora é só questão burocrática de comunicação aos órgãos de emissão de visto", afirmou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), relator do texto na comissão. O acordo firmado entre os dois países prevê ainda que a ampliação da validade do visto vale também para os americanos que vierem ao Brasil.
Turismo e negócios
O acordo de dez anos passa a valer para os que viajam a turismo ou a negócio para "ingressar, transitar, permanecer e deixar o território do outro Estado dentro de períodos de permanência definidos em suas respectivas legislações nacionais".
Nos EUA, segundo informou a Embaixada Americana, não é necessária a aprovação pelo Congresso, já que se trata de decisão dos Departamentos de Estado e de Segurança Interna. O governo norte-americano, porém, só esperava a confirmação do aumento do prazo de validade do visto brasileiro para os cidadãos americanos para confirmar a reciprocidade.
Segundo informação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, 472.950 brasileiros solicitaram vistos para ingresso naquele país em 2009.