O senador americano John Kerry ganhou nesta terça-feira (29) o apoio do Comitê de Relações Exteriores do Senado para substituir Hillary Clinton como novo secretário de Estado do governo de Barack Obama. Sem nenhuma oposição, a comissão aprovou a escolha do senador por votação oral. Ao longo do dia, todo o Senado deve confirmar o apoio a Kerry.

CARREGANDO :)

Obama escolheu o democrata - cinco vezes senador por Massachusetts e candidato presidencial em 2004 - depois que a embaixadora dos EUA na ONU, Susan Rice, desistiu de disputar a função. Rice, uma aliada próxima de Obama, recebeu fortes críticas republicanas após comentar o ataque ao consulado de Benghazi, na Líbia, quando o embaixador americano Chris Stevens foi morto.

Kerry tem o amplo apoio de seus colegas democratas, assim como dos republicanos no Senado. Ele trabalhou nos últimos anos como aliado da Casa Branca no Capitólio e uma de suas tarefas recentes foi liderar a delegação que negociou com o governo do Paquistão após a operação americana que matou o terrorista Osama bin Laden, em maio de 2011.

Publicidade

Estima-se que Hillary vá deixar o cargo nas próximas semanas. Ainda não se sabe qual será seu futuro político. Alguns analistas apostam na candidatura da ex-senadora para as eleições presidenciais de 2016.