O Senado norte-americano pode condenar nesta semana a decisão do presidente venezuelano, Hugo Chávez, de não renovar a licença de um canal de TV crítico ao seu governo.

CARREGANDO :)

A resolução, preparada pelo republicano Richard Lugar e pelo democrata Christopher Dodd, pré-candidato à Presidência dos EUA, será apresentada na quinta-feira ao Comitê de Política Exterior do Senado, para que o plenário vote no mesmo dia ou na sexta-feira, disse uma fonte parlamentar à Reuters na quarta-feira.

Na resolução, os senadores expressarão "profunda preocupação" com a "transgressão" à liberdade de expressão na Venezuela devido ao caso da Rádio Caracas Televisión (RCTV).

Publicidade

"A decisão de não renovar a concessão da estação de televisão RCTV é um atentado à liberdade de pensamento e expressão", diz a proposta.

Chávez, inimigo declarado de Washington, justificou a não-renovação da licença alegando que a RCTV esteve envolvida no golpe que o afastou do poder por três dias em 2002.

A concessão expira em 27 de maio, e a decisão de Chávez provocou críticas na comunidade internacional.

A Justiça venezuelana rejeitou na quinta-feira um recurso da RCTV para evitar sua saída do ar no domingo. O canal será ocupado por uma emissora cujos responsáveis foram nomeados pelo governo, mas que prometem independência.

O embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Alvarez, enviou uma carta aos senadores dizendo que a resolução inclui "algumas acusações sérias que estão baseadas em desinformação e em informações incorretas encontradas comumente nos meios de comunicação".

Publicidade
Veja também
  • Parlamento europeu debate caso da RCTV venezuelana
  • Manifestantes protestam contra fechamento de TV da oposição
  • Diretor da rede de televisão RCTV denuncia intolerância de Chávez
  • Tribunal da Venezuela considera inadmissível o recurso da RCTV
  • Venezuelanos são contra fechamento de emissora, aponta pesquisa
  • Jornalistas condenam governo venezuelano por não renovar concessão da "RCTV"