Importantes senadores, republicanos e democratas, preparam leis para a total retomada das sanções, além da imposição de novas, caso o Irã não cumpra suas promessas de reverter pontos de seu programa nuclear.
O senador democrata Bob Menendez e o republicano Mark Kirk esperam ter o projeto pronto para que outros integrantes do Legislativo o estudem quando o Senado retornar do recesso de duas semanas, em 9 de dezembro.
Muitos deputados e senadores são céticos, quando não totalmente hostis, ao acordo fechado pelo Irã com as seis potências mundiais no último final de semana em Genebra.
Certificação
A medida Kirk-Menendez vai exigir que o governo certifique, a cada 30 dias, que o Irã aderiu aos termos do acordo e que o país não está envolvido em qualquer ato de terrorismo contra os Estados Unidos.
Sem essa certificação, as sanções serão impostas novamente e novas penalidades podem ser adotadas. Essas novas medidas podem incluir proibições para investimento no Irã e um boicote global ao petróleo iraniano até 2015.