Bob Menendez foi considerado culpado por um júri federal de Nova York e renunciou para evitar um processo de expulsão| Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL
Ouça este conteúdo

O senador democrata Bob Menendez, que representa o estado de Nova Jersey na câmara alta americana, anunciou nesta terça-feira (23) sua renúncia ao cargo, após ter sido considerado culpado por um júri federal de Nova York de 16 acusações de corrupção na semana passada.

CARREGANDO :)

Segundo informações do jornal The New York Times, Menendez enviou uma carta ao governador de Nova Jersey, o também democrata Philip D. Murphy, na qual informou que deixará o cargo de senador no final de agosto.

Murphy nomeará um interino, que representará o estado no Senado americano até janeiro, quando tomará posse um substituto, a ser eleito em 5 de novembro.

Publicidade

“Embora eu pretenda apelar totalmente do veredito do júri, até na Suprema Corte, não quero que o Senado se envolva em um processo demorado que prejudicará seu importante trabalho”, alegou Menendez na carta. O senador tomou a decisão para evitar um processo de expulsão na casa.

A promotoria havia acusado Menendez de aceitar propinas em ouro e dinheiro de três empresários de Nova Jersey, atuar como agente estrangeiro para ajudar o governo do Egito a obter ajuda militar dos Estados Unidos e se valer do seu cargo para proteger aliados de investigações criminais e enriquecer associados. A sentença será anunciada em 29 de outubro.