Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolívia

Senadora perde visto dos EUA

La Paz (Folhapress) – O ensaio de aproximação diplomática entre os Estados Unidos e a Bolívia de Evo Morales sofreu um forte revés ontem, com a descoberta da decisão norte-americana de revogar o visto de entrada no país da senadora Leonilda Zurita, considerada uma das colaboradas mais próximas do novo presidente boliviano. O motivo é a suposta vinculação dela com "atividades terroristas’’.

Assim como Morales, Zurita foi dirigente do movimento cocaleiro da região do Chapare. Na notificação à senadora, o governo norte-americano evocou medidas contra suspeitos de manter ligações com "atividades terroristas ou que pudessem tentar se envolver em atividades que poderiam colocar em risco o bem-estar e a segurança dos Estados Unidos’’. "Esses fatos representam uma discriminação e uma humilhação contra o nosso país’’, disse a senadora, ao negar todas as acusações.

No final dos anos 1990, Zurita foi acusada de ter participado do assassinato de um policial e de sua esposa na região do Chapare. Ela negou o envolvimento e conseguiu demonstrar que estava viajando quando o crime ocorreu. A notificação foi divulgada um dia depois de o porta-voz do Departamento de Estado Adam Ereli dizer que as relações entre os dois governos tiveram "um início positivo’’ no primeiro mês da gestão Morales, completada ontem.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.