Após 12 dias de bloqueio, o senado americano confirmou nesta terça-feira (26) a nomeação de Chuck Hagel, candidato de Barack Obama, para direção do departamento de Defesa dos Estados Unidos. O ex-senador republicano de Nebraska foi confirmado por 58 votos a 41, em votação por maioria simples. Ele precisava de 51 votos.
Mais cedo, com 71 votos a favor e 27 contra, os democratas obtiveram os 60 necessários para impedir o bloqueio e concluir o debate sobre a nomeação. Há 12 dias, no entanto, os senadores republicanos conseguiram bloquear temporariamente a aprovação de Hagel.
Obama nomeou Hagel em janeiro para suceder Leon Panetta, opção que provocou uma verdadeira batalha no Congresso americano. Hagel vinha sendo cobrado duramente por declarações polêmicas feitas anteriormente e por votações durante sua carreira como senador. Entre seus críticos estão os senadores republicanos John McCain, do Arizona, e Susan Collins, do Maine, que consideraram insuficientes as explicações do ex-senador em relação a assuntos como Israel e as ambições nucleares do Irã.