• Carregando...

Um ex-governador do departamento (estado) de Chocó, oeste da Colômbia, que segundo as autoridades estava em poder da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista) desde agosto de 2013, foi libertado neste domingo, informaram fontes oficiais.

“Contentes pela libertação do ex-governador Patrocinio Sánchez Montes de Oca. Apoio total a ele e à sua família. #bienvenidoalalibertad”, (bem-vindo à liberdade), publicou o governo do Chocó em sua conta no Twitter.

Governador do Chocó até 2010 e prefeito de Quibdó, capital do departamento (estado) entre 2001 e 2003, Sánchez tinha sido levado em 25 de agosto de 2013, “muito provavelmente” por uma rede especializada em sequestrar pessoas no oeste do país e vendê-las ao ELN, reportou a Procuradoria em fevereiro do ano passado.

Ao desmontar esta rede, a entidade judicial informou, então, que Sánchez tinha sido entregue à frente Manuel Hernández del ELN.

As autoridades não deram detalhes da libertação de Sánchez, mas em um vídeo e em fotos da polícia, aos quais a AFP teve acesso, aparece acompanhado de militares e na companhia de sua família.

O ELN, segunda guerrilha da Colômbia, com cerca de 1.500 combatentes, segundo cifras oficiais, anunciou na quarta-feira passada o início de um processo de paz com o governo, em paralelo ao que este já celebra em Cuba com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, comunistas), primeiro grupo rebelde do país.

O governo, que segundo informou esta semana desconhece quantos reféns permanecem em poder da guerrilha, exigiu a libertação de todos os cativos para dar início formal à fase pública dos diálogos de paz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]