Dois atentados suicidas próximos a mesquitas xiitas em Bagdá mataram pelo menos 16 pessoas no momento em que os fiéis celebravam o Eid al-Fitr, festival que marca o fim do mês sagrado do Ramadã. Outras seis pessoas foram mortas numa emboscada contra um microônibus em Baquba, ao norte da capital.

CARREGANDO :)

De acordo com as autoridades de segurança, um homem-bomba se explodiu em Jadida, distrito xiita do sul de Bagdá, matando 12 pessoas e ferindo 30. No segundo ataque, outro suicida jogou um carro-bomba contra um veículo militar num posto de controle próximo a uma mesquita no bairro de Zafaraniyah. O ataque matou quatro pessoas, incluindo três soldados, e feriu 10 fiéis. Em Baquba, capital da conturbada província de Diyala, seis pessoas morreram quando um atirador abriu fogo contra um microônibus.

A onda de atentados aconteceu num momento em que a maioria dos xiitas no Iraque celebravam o Eid, e um dia depois que os sunitas comemoraram o fim do Ramadã. O Iraque tem assistido a uma tendência de queda na violência desde meados do ano passado, apesar dos sangrentos conflitos de março e abril entre militantes xiitas e as forças de segurança lideradas pelos EUA.

Publicidade
Veja também
  • Sobe para 35 número de mortos de explosões em Bagdá
  • Atentados matam 32 durante Ramadã
  • Bombas matam pelo menos 28 pessoas em Bagdá