A governadora do Havaí, Linda Lingle declarou estado de emergência neste domingo (15) por causa dos terremotos que atingiram o arquipélago nesta manhã.
Uma série de terremotos atingiu o Havaí na manhã deste domingo (15), causou o bloqueio da principal estrada da ilha e a queda das redes de energia. O maior deles chegou a passar dos seis graus Richter, sendo registrado entre 6,3 e 6,5, o que é considerado forte.
Não há informações sobre feridos, e a governadora Linda Lingle disse em sua declaração que o tremor não causou nenhuma morte, apenas danos a rodovias e prédios públicos e privados. Os terremotos aconteceram às 14h (horário de Brasília), a cerca de cinco quilômetros de Kailua Kona, cidade na costa oeste da ilha Havaí, a maior do arquipélago, informou o Centro Nacional de Informações de Terremotos. Não há risco de tsunami, mas a ocorrência de ondas no Havaí deve ser intensificada ao longo do dia.
Os aeroportos do Havaí continuam funcionando normalmente, mas sistemas de comunicação estão com problemas.
Harry Kim, prefeito da maior das ilhas, disse em entrevista à FOX News que não há registro de feridos em estado grave ou mortes. Segundo ele, as linhas telefônicas da ilha estão funcionando apenas para ligações de emergência, mas a situação está sob controle.
Leia mais: G1
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; assista ao Entrelinhas
Deputado francês compara carne brasileira a lixo em votação sobre o acordo Mercosul-UE