Os chefes de Estado e governo da União Europeia aprovaram ontem a concessão oficial à Sérvia do patamar de país candidato à adesão ao bloco, de acordo com a declaração divulgada após reunião em Bruxelas.
Com a consideração, os 27 países que integram o bloco Europeu poderão começar as negociações com Belgrado para a entrada no ambiente comunitário, após o cumprimento das condições pedidas pelo bloco.
Dentre elas, estava a entrega de todos os acusados de crimes contra a humanidade pela participação nas guerras de separação da antiga Iugoslávia, na década de 1990, e a melhora das relações com Kosovo, que declarou independência em 2008 e passou por guerra com Belgrado em 1999.
Belgrado pediu o ingresso na União Europeia em 2009 e agora fica na mesma situação que os países balcânicos Montenegro, Macedônia e Croácia, que entrará na comunidade europeia em 2013.
Outros países que passam pelo processo de inclusão na União Europeia são Turquia o país de maioria muçulmana enfrenta forte resistência e Islândia.