A polícia da Sérvia prendeu 17 pessoas suspeitas de tráfico de centenas de imigrantes ilegais da África e Ásia para a Europa ocidental. As detenções ocorreram nesta terça-feira em incursões em diversas cidades por todo o país, informou a corporação. A polícia disse que encontrou armas, drogas e dinheiro e confiscou diversos carros enquanto realizava buscas na casa dos suspeitos, que registravam ganhos de mais de US$ 135 mil cada um, acrescentou a corporação.
Também nesta terça-feira, oficiais de fronteira encontraram 12 imigrantes ilegais tentando chegar à Sérvia por meio da Macedônia. Dois afegãos e dez somalis estavam escondidos em um caminhão com placas da Macedônia, disseram funcionários aduaneiros.
A Sérvia e o resto dos Bálcãs são uma das principais rotas de trânsito para imigrantes que buscam alcançar as 27 nações que compõem a União Europeia (UE). Autoridades dizem que os imigrantes na maioria das vezes são traficados para a Hungria, um membro da UE.
Muitos dos imigrantes buscaram abrigo na Sérvia, causando a superlotação de seus centros para quem busca asilo no país. A Sérvia se comprometeu a reduzir o crime organizado, uma vez que pretende se tornar membro da UE. As informações são da Associated Press.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”