Agentes do serviço de inteligência da Grã-Bretanha filmaram secretamente um dos quatro terroristas suicidas que atacaram o sistema de transportes de Londres em 7 de julho passado, um ano antes dos atentados, informou a rede BBC nesta terça-feira.
A notícia parece contradizer relatos divulgados anteriormente pela imprensa britânica de que os serviços de inteligência do país não tinham qualquer informação sobre os quatro terroristas. O porta-voz da polícia de Londres não quis comentar a notícia.
Segundo fonte citada pela emissora, Mohammed Sidique Khan, de 30 anos, foi filmado durante uma operação de vigilância em 2004, falando um homem suspeito de ser um terrorista.
Khan e outros três jovens britânicos detonaram bombas de fabricação artesanal, escondidas em mochilas, em três estações de metrô e em um ônibus na manhã de 7 de julho passado, matando ao menos 52 pessoas e ferindo dezenas.
Ainda de acordo com a BBC, um suspeito, que foi detido em conexão com os atentados de 2002, na ilha indonésia de Bali, teria dito que Khan viajou para a Malásia e as Filipinas em 2001 para uma reunião com o grupo extremista Jemaah Islamiah, acusado de laços com a Al-Qaeda.