Um homem que se fez passar por um líder do Taliban e manteve conversações com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, foi pago pela inteligência britânica, disse um jornal nesta sexta-feira.
Um agente do serviço secreto de inteligência britânico (SIS) pagava ao mulá Akhtar Mohammad Mansour, desde maio, acreditando ter chegado a um "avanço histórico no estabelecimento de contatos entre o Taliban e o governo afegão, segundo o diário britânico The Times.
"Longe de ser um ex-ministro do governo do Taliban, acredita-se agora que o indivíduo em questão seja um lojista, um comandante de nível hierárquico inferior no grupo ou simplesmente um aproveitador bem relacionado, da cidade paquistanesa de Quetta, perto da fronteira afegã", diz o jornal.
Segundo The Times, os britânicos estavam convencidos das credenciais do homem e, por isso, levaram "Mansour" de Quetta para Cabul em um avião C130 em várias ocasiões.
Jornais norte-americanos, incluindo The New York Times, haviam informado anteriormente, esta semana, que um homem descrito como um "líder do Taliban" que havia tomado parte de "conversações secretas de paz" com o governo afegão era um impostor.