O Serviço Secreto confirmou na segunda-feira (11) que está ciente de relatos de que o conteúdo da conta iCloud de Hunter Biden [filho do presidente dos EUA, Joe Biden] foi hackeado no fim de semana, expondo supostos textos, fotos e vídeos do filho do presidente usando drogas e se envolvendo em outras atividades lascivas e provavelmente ilegais.
Os usuários do 4chan alegaram ter hackeado o telefone de Biden na noite de sábado, postando fotos no principal fórum político do site, de acordo com o Washington Examiner. Parte das publicações foram retiradas da página.
Em nota enviada ao National Review, o Serviço Secreto disse que está “consciente” das “postagens e alegações nas mídias sociais” sobre Biden, mas não está em posição de “fazer comentários públicos sobre possíveis ações investigativas”.
Um dos vídeos mostraria Biden medindo a quantidade de crack que consumiria, enquanto conversava com uma prostituta. Em outro, Biden desceria de um toboágua nu. Mensagens de textos supostamente mostrariam Hunter Biden alegando que o presidente Joe Biden tinha cinco armas em 2019, apesar de fazer campanha pelo controle de armamento no país. Muitos dos arquivos postados pelo 4chan foram encontrados no laptop abandonado de Hunter por meio de um backup do iPhone XS, de acordo com o Washington Examiner.
O ex-agente do Serviço Secreto e especialista em cibernética forense Konstantinos “Gus” Dimitrelos disse anteriormente que o conteúdo do iPhone é autêntico. “Com base na minha análise do iPhone, concluo os mesmos resultados da minha análise do disco rígido do laptop MacBook Pro e dos dados sincronizados do iCloud. A pessoa que possui e opera este iPhone XS é Robert Hunter Biden”, disse Dimitrelos, segundo a agência.
O laptop abandonado também revelou anteriormente que o presidente sabia sobre os negócios de seu filho com a China, apesar de alegar repetidamente que “nunca falou” com ele “sobre seus negócios no exterior”. Joe Biden deixou uma mensagem de voz no telefone de Hunter Biden depois que o New York Times divulgou uma história em 2018 sobre os negócios do primeiro filho com a gigante petrolífera chinesa China Energy Company Limited (CEFC), conforme informou o Daily Mail.
“Ei, querido, é o papai. São 20h15 de quarta-feira. Assim que puder, me ligue. Nada urgente. Eu só quero conversar com você”, disse o presidente. “Achei bom o artigo que vai sair amanhã no Times. Acho que você foi claro. Mas, de qualquer forma, se você puder, me ligue. Eu te amo”, acrescentou.
O artigo do New York Times cobriu Ye Jianming, fundador do CEFC, sendo preso sob a acusação de suborno, e mencionou que ele se encontrou com Hunter Biden em uma reunião privada em 2017, em uma tentativa de garantir uma parceria comercial.
Depois que o correio de voz foi publicado, a porta-voz Casa Branca foi pressionada a comentar sobre as alegações do presidente de que ele nunca havia falado com seu filho sobre negócios estrangeiros. "Então, se foi ele mesmo quem disse, o que o presidente falou é o que vale", disse na época Karine Jean-Pierre.
*DIANA GLEBOVA é redatora do National Review Online.