O presidente venezuelano, Hugo Chávez, voltou para casa nesta quinta-feira afirmando que sua quarta e última sessão de quimioterapia em Cuba foi bem-sucedida.
O líder socialista de 57 anos pretende concorrer a mais um mandato de seis anos nas próximas eleições presidenciais, que serão realizadas em outubro de 2012.
Vestindo uma roupa esportiva azul e branca, Chávez conversou com autoridades do governo e fez um breve discurso depois que seu avião pousou no Aeroporto Internacional de Maiquetia, em Caracas.
"As quatro sessões de quimioterapia foram muito bem-sucedidas", afirmou em comentários transmitidos ao vivo pela TV estatal.
"Resultados bem-sucedidos, resultados satisfatórios, todos os sinais vitais... muito positivos. Podemos dizer, graças a esses resultados, que terminamos o ciclo de quimioterapia", afirmou o presidente diante de aplausos de autoridades reunidas na pista de pouso.
Antes de viajar a Cuba, Chávez disse que a quarta rodada de quimioterapia provavelmente seria a última.
O ex-soldado preside desde 1999 a Venezuela, maior exportadora de petróleo do continente e membro da Opep, e quer permanecer no governo até pelo menos 2025 para consolidar sua "revolução" esquerdista.
Em junho, Chávez foi submetido a uma cirurgia em Cuba para retirar um tumor em sua pélvis, fato que ampliou as incertezas para o próximo período eleitoral do país.
"Especulações sobre minha saúde continuarão... Me sinto bem, muito bem", disse ele nesta sexta-feira.
"Eu continuarei assumindo, a um ritmo adequado, meu trabalho no governo, liderando o governo, liderando o Estado, liderando o movimento revolucionário."