Thomas Shannon: em defesa da aproximação com a América Latina| Foto: Ulises Rodríguez/Arquivo Efe 2007

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou o atual subsecretário de Estado Thomas A. Shannon como novo embaixador no Brasil. Na Argentina, a representação diplomática norte-americana será comandada pela advogada Vilma S. Martínez, anunciou a Casa Blanca.

CARREGANDO :)

Shannon, atualmente responsável por assuntos do Hemisfério Ocidental, substituirá Clifford Sobel, que, como Shannon, é diplomata de carreira e ficou três anos à frente da embaixada em Brasília. Martínez por sua vez substituirá Earl Anthony Wayne, outro veterano diplomata, que também ficou três anos em Buenos Aires.

As duas nomeações foram anunciadas na noite de quarta-feira. Elas ainda precisam ser confirmadas pelo Senado, mas não deve haver dificuldades para isso, especialmente em relação a Shannon, figura bastante conhecida no Capitólio, que já compareceu várias vezes a comitês legislativos para discutir sobre a América Latina.

Publicidade

Shannon foi figura importante nas preparações para o primeiro encontro entre Obama e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março, o primeiro do norte-americano com um presidente da América do Sul.

O diplomata fala fluentemente português e espanhol e é um defensor da aproximação e do diálogo com os governos latino-americanos.

Graduado em ciência política pela Universidade Oxford, Shannon serviu também durante a administração George W. Bush como membro do Conselho de Segurança Nacional e representou o país na Organização dos Estados Americanos (OEA). Já ocupou postos diplomáticos na Venezuela, na África do Sul, no Gabão e na Guatemala.

Buenos Aires

Para a Argentina, Obama nomeou Vilma Martínez, uma advogada especializada em litígios comerciais ante cortes federais e estaduais. Ex-aluna das universidades de Texas e Columbia, Vilma está no escritório Munger, Tolles & Olson desde 1982.

Publicidade

No passado, esteve vinculada a temas legais de grupos de ativismo de imigrantes, especialmente mexicanos. A própria advogada tem ascendência mexicana.