O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, disse em discurso transmitido em cadeira de televisão nesta segunda-feira que a retirada de colonos da Faixa de Gaza, iniciada horas antes, é vital para o Estado judeu, apesar da dor que ela provoca. Com firmeza, Sharon se dirigiu ao povo israelense: "A responsabilidade pelo futuro de Israel pesa sobre mim".
- Este ato é essencial para Israel. Acreditem, a dor que isto produz é tão intensa quanto a convicção da necessidade de fazê-lo. Não podemos entrar em Gaza jamais, mais de um milhão de palestinos vivem lá(...) multidões em campos de refugiados, pobreza e estufas de ódio sem esperança no horizonte.
O premier prometeu "a mais dura resposta já vista" a qualquer ataque perpetrado por extremistas islâmicos após a retiradas do colonos judaicos.
- Começamos a trilhar um novo caminho com não poucos perigos adiante, mas também luz e esperança a todos, um caminho que, com ajuda de Deus, não será de divisões entre irmãos, mas sim de respeito mútuo, de amor e não de ódio - concluiu o líder.