A companhia de petróleo anglo-holandesa Royal Dutch Shell afirmou que há um vazamento em uma de suas plataformas no Mar do Norte mas disse que ele já foi controlado e o óleo não deverá alcançar a costa. "Nossa expectativa atual é que ele seja dispersado naturalmente por meio da ação das ondas e não atinja o litoral", declarou a companhia em um comunicado.
A Shell não informou exatamente quando o vazamento foi detectado mas disse que o poço submarino foi fechado na quarta-feira. Segundo a empresa, o problema está sob controle e a plataforma continua operando normalmente.
O tamanho da área da superfície do mar afetada pelo vazamento é estimada em cerca de 31 quilômetros em seu ponto mais amplo. "O vazamento já foi consideravelmente reduzido", disse a Shell.
A plataforma em questão - que é operada conjuntamente pela Shell e a Esso, unidade da ExxonMobil no Reino Unido - está localizada 180 quilômetros a leste de Aberdeen, na Escócia. A produção da plataforma é de cerca de 6 mil barris diários, segundo um operador. As informações são da Dow Jones.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião