Tóquio Shinzo Abe chega ao governo com muita política na bagagem. Ele é oriundo de uma família de destacados políticos e isto explica suas ambições. Abe, de 52 anos, é filho do falecido Shintaro Abe, que chegou ao posto de ministro do Exterior em 1982, mas nunca conseguiu alcançar o sonhado cargo de primeiro-ministro.
Uma medida da ambição de Shinzo Abe é a velocidade com que ele elevou-se ao mais alto cargo da política do Japão. Ele entrou no Parlamento apenas em 1993, e será agora o mais jovem primeiro-ministro do pós-guerra no Japão e o primeiro nascido depois da guerra que mudou para sempre a história do país.
Abe, que conseguiu uma pasta no gabinete apenas no final do ano passado como secretário de governo, saiu de uma relativa obscuridade para tornar-se uma figura nacional em 2002, quando liderou esforços do Japão para conseguir a libertação de cidadãos japoneses seqüestrados pela Coréia do Norte.
Em termos de política, ele parece ter herdado muito de seu falecido avô, Nobusuke Kishi, que foi preso como criminoso de guerra depois da Segunda Guerra Mundial, mas foi reabilitado e tornou-se primeiro-ministro de 1957 a 1960.