Pilotos e comissários de voos da Alitalia devem parar por 24 horas nesta segunda-feira, dia 25 de maio. A greve, convocada pelo sindicato ANPAC, vai afetar todos os voos da companhia, segundo o sindicato, com exceção dos aeroportos das cidades italianas de Bari, Brindisi e Genova. No Brasil, a Alitalia oferece voos para Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza. Procurada, a companhia informou não ter informações sobre impacto da greve em voos de e para o Brasil.
Neste sábado, a direção da companhia divulgou nota em que classificou a greve como “desrespeitosa” com os passageiros em um momento em que o aeroporto de Roma ainda é afetado por interrupções por causa do incêndio ocorrido há duas semanas.
No comunicado, a Alitalia afirmou que o ANPAC está considerando falsamente uma possibilidade de demissões. Além disso, argumenta que as questões já foram resolvidas com outros sindicatos que representam a maioria dos pilotos e comissários de bordo.
Já ANPAC afirmou que não recebeu garantias suficientes de que os empregados estariam garantidos após o fim do contrato, em fevereiro de 2016. A greve atinge não apenas os voos da Alitalia, mas também os da subsidiária Regional Cityliner.