Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
pressão

Sindicatos aprovam acordo salarial na Bolívia e greve termina

Os sindicatos da Bolívia aceitaram na segunda-feira um acordo salarial com o governo de Evo Morales e resolveram encerrar uma greve geral de 11 dias, que paralisou grande parte dos serviços de educação e saúde, embora não tenha afetado a produção no país.

A decisão foi tomada pela assembleia geral de confederações sindicais, que formam a Central Trabalhadora Boliviana (COB), em meio aos duros protestos dos sindicatos de professores, que queriam um aumento maior e rejeitaram até o último momento o reajuste acertado de 11 por cento.

"Resolvemos... assinar o acordo COB-governo e portanto estão suspensas todas as medidas de pressão", disse a jornalistas o líder da organização sindical, Pedro Montes.

Durante todo o conflito, que atingiu La Paz com manifestações violentas nas ruas, os sindicatos pediam um aumento salarial de 15 por cento, cinco pontos percentuais a mais que o inicialmente decretado pelo governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.