BEIRUTE (Reuters) - A Síria disse nesta sexta-feira que o acordo de Teerã com potências mundiais sobre seu programa nuclear foi o resultado de esforços do Irã para amenizar as tensões geopolíticas.
“A Síria saúda a declaração emitida nas discussões”, disse a televisão estatal citando uma fonte do ministério das Relações Exteriores.
O país “considera que o acordo será seguido por passos positivos e vai ser outra contribuição do Irã (...) para amenizar as tensões na região e no mundo”.
O acordo de contenção do programa nuclear iraniano de pelo menos uma década abre espaço para conversas para uma negociação mais abrangente no futuro.
A guerra síria é um dos maiores problemas dividindo Irã e Estados Unidos. O Irã apoiou Damasco politica, economica e militarmente no conflito de quatro anos que deixou 220 mil mortos. Washington pediu para o presidente da Síria, Bashar al-Assad, se afastar.
A fonte disse que a Síria apreciou os esforços iranianos nas negociações e que Teerã defendeu seu “direito de usar energia nuclear para propósitos pacíficos”.
(Reportagem de Oliver Holmes)
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia