BEIRUTE (Reuters) - A Síria disse nesta sexta-feira que o acordo de Teerã com potências mundiais sobre seu programa nuclear foi o resultado de esforços do Irã para amenizar as tensões geopolíticas.
“A Síria saúda a declaração emitida nas discussões”, disse a televisão estatal citando uma fonte do ministério das Relações Exteriores.
O país “considera que o acordo será seguido por passos positivos e vai ser outra contribuição do Irã (...) para amenizar as tensões na região e no mundo”.
O acordo de contenção do programa nuclear iraniano de pelo menos uma década abre espaço para conversas para uma negociação mais abrangente no futuro.
A guerra síria é um dos maiores problemas dividindo Irã e Estados Unidos. O Irã apoiou Damasco politica, economica e militarmente no conflito de quatro anos que deixou 220 mil mortos. Washington pediu para o presidente da Síria, Bashar al-Assad, se afastar.
A fonte disse que a Síria apreciou os esforços iranianos nas negociações e que Teerã defendeu seu “direito de usar energia nuclear para propósitos pacíficos”.
(Reportagem de Oliver Holmes)
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar