A Síria disse neste sábado que está disposta a participar de "consultas preliminares" em Moscou destinadas a retomar as negociações de paz no ano que vem para acabar com a guerra civil.
"A Síria está disposta a participar de consultas preliminares em Moscou a fim de satisfazer as aspirações dos sírios para encontrar um caminho para sair da crise", disse a televisão estatal, citando uma fonte do Ministério das Relações Exteriores sírio em mensagens escritasMoscou, aliado do presidente sírio, Bashar al-Assad, tem pressionado a retomada as negociações, que fracassaram em Genebra, em fevereiro.
O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse neste mês que queria que grupos da oposição síria estabelecessem uma abordagem comum entre si antes da criação de negociações diretas com o Governo de Damasco. Mas Lavrov não especificou quais os grupos de oposição devem participar.
A Rússia tem apoiado Assad há muito tempo, inclusive com o fornecimento de armas para a Síria, mas ele tornou-se um aliado mais importante para Moscou a partir de 2011, quando os protestos da Primavera Árabe derrubaram vários autocratas no Oriente Médio, alguns dos quais tinham laços estreitos com Moscou.
Neste sábado, um oficial do Ministério do Exterior disse que o governo está pronto para participar de preparatórias reuniões de consultoria em Moscou que responderiam às aspirações dos sírios de encontrar uma saída da crise, em uma série de mensagens escritas alertado na televisão.
A mídia estatal não revelou o nome do funcionário estrangeiro. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse na quinta-feira que esperava sediar as negociações de paz após 20 de janeiro entre o governo sírio. A Síria está no quarto ano de um conflito que já deixou mais de 200 mil mortos e desalojou um terço de sua população.
- Bombardeios da Força Aérea síria deixam 45 civis mortos, dizem monitores
- Turquia e Iraque prometem maior cooperação na luta contra Estado Islâmico
- Força curdas recuperam controle de cidade síria e matam 30 jihadistas
- Estado Islâmico abate avião de guerra na Síria e captura piloto
- Estado Islâmico derruba avião de guerra na Síria
Deixe sua opinião