As autoridades sírias fecharam nesta terça-feira (1º) o aeroporto internacional da província de Aleppo, que está sob o cerco dos rebeldes há mais de duas semanas, informaram ativistas opositores.

CARREGANDO :)

O coordenador do grupo opositor da Rede Sham em Aleppo, Mohammed Noor, explicou que as autoridades sírias declararam como "zona militar" os 10 quilômetros circundantes ao aeroporto, após registrar duros enfrentamentos com os rebeldes.

Por sua vez, o porta-voz da brigada de Al Tauhid do Exército Livre Sírio (ELS) em Aleppo, Abu Feras, destacou que as forças de segurança sírias enfrentaram a 80ª Brigada das Forças Armadas, responsável da defesa aérea pela proteção do aeroporto.

Publicidade

"Os rebeldes conseguiram derrubar um helicóptero militar do regime sírio sobre o aeroporto", acrescentou para a Efe Abu Feras.

Por outro lado, os chamados Comitês de Coordenação Local informaram que o campo de gás natural de Tuenan caiu sob o controle total do ELS na província de Al Raqa, na região de Al Tabaqa.

Em 30 de dezembro, o mediador internacional para a Síria, Lakhdar Brahimi, advertiu no Cairo que cerca de 100 mil pessoas podem morrer no próximo ano, além das 50 mil que morreram, agora desde março de 2011, se o conflito sírio não for resolvido.