A partir desta terça-feira (24), refugiados sírios e seus familiares terão visto especial para entrar no Brasil. O Comitê Nacional para os Refugiados, órgão do Ministério da Justiça, publicou no Diário Oficial da União norma que garante a concessão de visto a pessoas afetadas pelos conflitos armados na Síria. Somente na última sexta-feira, das 130 solicitações de refúgio aprovadas pelo governo, 27 foram feitas por cidadãos sírios que saíram da região. Segundo registros do Ministério da Justiça, é crescente o número de pessoas da região que busca se refugiar no Brasil.

CARREGANDO :)

Para conceder vistos de turismo aos sírios, autoridades brasileiras vinham exigindo, entre outros itens, comprovante de emprego, extrato bancário dos últimos seis meses e carta convite. Para o diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Granja Xavier da Silva, a resolução torna mais ágil o processo de entrada.

"A decisão expande o olhar humanitário brasileiro que, em vista do conflito na Síria", afirmou.

Publicidade

A crise humanitária causada pela guerra civil expulsou cerca de dois milhões de pessoas, segundo dados do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O Líbano abriga 720 mil refugiados em acampamentos, outros 520 mil estão na mesma situação na Jordânia, 464 mil na Turquia e 200 mil no Iraque. O Egito recebeu outros 111 mil refugiados.