Postou aquela foto na rede social, mas ela recebeu bem menos curtidas do que você imaginava que teria? Bem, talvez ela não seja tão marcante assim. Pesquisadores do famoso Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT, na sigla em inglês) dizem ter criado um algoritmo capaz de detectar o quão memorável é uma imagem.
O resultado do estudo foi colocado em uma ferramenta chamada “LaMen”, disponível online. Basta carregar a imagem na página que o mecanismo avalia e classifica o impacto da imagem de “muito baixo” a “muito alto” (só existe a versão em inglês, por enquanto).
Segundo o MIT, o que torna esta ferramenta tão excitante é o fato de usar técnicas de ‘deep learning’ -- a inteligência artificial por trás do algoritmo é capaz de analisar dados de forma hierárquica não-linear. É um princípio parecido com o mecanismo de autocompletar do Google, ou o Siri, da Apple.
O estudo, segundo Alexei Efros, professor de Ciências da Computação da Universidade da Califórnia, terá desdobramentos em várias áreas. “Este tipo de pesquisa nos dá um entendimento melhor da informação visual a que as pessoas prestam atenção. Para marqueteiros, cineastas e outros criadores de conteúdo, ser capaz de modelar seu estado mental ao olhar para algo é animador e uma nova direção a explorar”, disse ao MIT News.