Ouça este conteúdo
O site americano The Onion, que publica paródias de notícias, anunciou nesta quinta-feira (14) que comprou o site Infowars, de Alex Jones, em um leilão, e que vai transformá-lo em outra página humorística.
Jones havia sido condenado em 2022 pela Justiça americana a pagar US$ 1,5 bilhão em indenizações por danos morais às famílias de 20 alunos e seis funcionários mortos num ataque a tiros na escola Sandy Hook, em Newtown, no estado de Connecticut, em 2012.
Ele havia dito no seu programa no Infowars que o massacre seria uma operação de “bandeira falsa” para restringir o direito ao porte de armas e que “ninguém morreu” no episódio.
Alegando não ter recursos para pagar o valor, Jones declarou falência e depois foi obrigado a leiloar seus ativos, incluindo o Infowars.
Segundo informações da agência Reuters, o The Onion afirmou numa declaração que vai substituir “a barragem implacável de desinformação do Infowars” pela sua “desinformação notavelmente menos odiosa”.
“The Onion tem orgulho de adquirir o Infowars e estamos ansiosos para continuar sua tradição histórica de assustar os usuários do site com mentiras até que eles desembolsem dinheiro vivo”, disse o CEO do The Onion, Ben Collins.
De acordo com a Reuters, as famílias de oito vítimas do ataque à escola Sandy Hook apoiaram a compra e alegaram que ela colocaria “um fim à máquina de desinformação” de Jones.
O valor do negócio, que abrange toda a propriedade intelectual do Infowars, incluindo seu site, listas de clientes, inventário, contas de redes sociais e o equipamento de produção, não foi divulgado.
A defesa de Jones sustenta que as famílias das vítimas do ataque em Sandy Hook foram usadas para “fins políticos” e que o veredito violou o direito à liberdade de expressão.