Em entrevista à revista brasileira "VIP", o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) que revelou ao mundo os escândalos da espionagem americana, Edward Snowden, disse que é uma honra ser reconhecido no Brasil e que os brasileiros são uma grande inspiração."Vocês demonstraram ao mundo que a voz de uma sociedade é ouvida quando milhões de pessoas vão às ruas. Até os melhores líderes se beneficiam dessa orientação pública chamada protesto", afirmou.
Snowden revelou que a NSA monitorava líderes mundiais, entre eles a presidente Dilma Rousseff e a aliada Angela Merkel, chanceler alemã, o que causou atrito nas relações diplomáticas dos países.
Milhões de contas de e-mail em todo o mundo também teriam sido espionadas, segundo as denúncias de Snowden.Procurado pelos Estados Unidos por espionagem depois de suas revelações, o ex-consultor recebeu asilo de um ano na Rússia em agosto.
O depoimento de Snowden será publicado na edição de dezembro da revista "VIP", que chega às bancas nesta sexta-feira (29/11).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”