O ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA, na sigla em inglês) Edward Snowden pediu formalmente ao governo da Rússia que estenda seu asilo no país.
O advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, disse nesta quarta-feira (9) que seu cliente fez o pedido às autoridades russas "há muito tempo", já que a concessão de asilo por um ano expira no final deste mês.Kucherena não disse que tipo de status está pedindo para Snowden; segundo ele, caberá ao Serviço Federal de Migração da Rússia decidir.
No ano passado, logo depois de ter vazado os documentos que revelavam o vasto programa de espionagem da NSA contra cidadãos e líderes aliados dos EUA, Snowden ficou retido no aeroporto de Moscou após ter seu passaporte cancelado --ele havia saído de Hong Kong e tinha planos de chegar ao Equador, país sul-americano cuja embaixada em Londres já abriga o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.
No final de julho de 2013, o governo russo concedeu asilo ao ex-agente, o que provocou a ira dos americanos. Em Moscou, Snowden dá poucas entrevistas (uma delas foi ao programa "Fantástico", da Rede Globo, em julho) e não é visto em público.