O ex-agente da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA, na sigla em inglês) Edward Snowden pediu formalmente ao governo da Rússia que estenda seu asilo no país.
O advogado de Snowden, Anatoly Kucherena, disse nesta quarta-feira (9) que seu cliente fez o pedido às autoridades russas "há muito tempo", já que a concessão de asilo por um ano expira no final deste mês.Kucherena não disse que tipo de status está pedindo para Snowden; segundo ele, caberá ao Serviço Federal de Migração da Rússia decidir.
No ano passado, logo depois de ter vazado os documentos que revelavam o vasto programa de espionagem da NSA contra cidadãos e líderes aliados dos EUA, Snowden ficou retido no aeroporto de Moscou após ter seu passaporte cancelado --ele havia saído de Hong Kong e tinha planos de chegar ao Equador, país sul-americano cuja embaixada em Londres já abriga o fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.
No final de julho de 2013, o governo russo concedeu asilo ao ex-agente, o que provocou a ira dos americanos. Em Moscou, Snowden dá poucas entrevistas (uma delas foi ao programa "Fantástico", da Rede Globo, em julho) e não é visto em público.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT