Em algumas cidades de Donetsk e Lugansk a apuração dos votos do referendo já começou, e de acordo com dados preliminares "só 5% dos votos foram contra a independência" da Ucrânia.
A informação foi dada por Alexei Chmilienko, um dos líderes pró-russos de Lugansk, uma das duas regiões do sudeste da Ucrânia que realizaram neste domingo a consulta popular.
Alguns dos colégios eleitorais fecharam as portas às 20h (local, 14h de Brasília), enquanto outros permanecerão abertos até mais tarde para permitir mais participação. Foi registrado até o horário 81% de participação.
"Em 29 cidades das 32 da região de Lugansk os pontos de votação fecharam, e a apuração de votos sobre o status da região começou", disse a "Interfax" o chefe do centro de imprensa para a consulta, Vasyl Nikitin.
"Em três cidades, Stajanov, Pervomaisk e Alchevsk, a pedido dos mineiradores, os colégios permanecerão abertos até as 23h, acrescentou o responsável.
Na região de Donetsk, a comissão eleitoral informou que às 20h a participação era de 71,42%, mas ainda há colégios abertos em algumas localidades.
Enquanto os dados preliminares indicam altas taxas de participação em quase todas as localidades, na cidade de Mariupol só 27,38% puderam depositar seu voto. Apenas oito colégios abriram, porque a cidade está bloqueada pelas forças ucranianas.