Um tsunami provocado por um forte terremoto que atingiu nesta segunda-feira a costa sul da ilha de Java, na Indonésia, matou 105 pessoas, devastou prédios e danificou centenas de barcos de pesca, disseram testemunhas e autoridades.
As notícias do desastre espalharam o pânico em uma região que ainda se recupera de outro tsunami ocorrido há menos de dois anos, deixando quase 230 mil pessoas mortas ou desaparecidas, a maioria delas na Indonésia.
Não havia, no entanto, nenhuma informação de danos ou vítimas em outros países após o tsunami desta segunda.
- Há 105 mortos em 10 regências, 148 pessoas estão feridas e 127 ainda estão desaparecidas - disse Putu Suryawan, do centro de desastres da Cruz Vermelha na Indonésia, acrescentando que 2.875 pessoas ficaram desabrigadas. - Possivelmente este número pode aumentar porque ainda há muitos desaparecidos.
Outra representante da Cruz Vermelha, Fitri Sidikah, disse que cerca de 650 barcos de pesca foram danificados.
Uma autoridade local, Rudi Supriatna Bahro, disse à Metro TV que quase meio quilômetro da praia foi afetada pelo tsunami, que provocou danos em alguns prédios.
- Precisamos de barracas, comida e ajuda médica - disse.
As ondas destruíram os chalés e quiosques de madeira montados em praias banhadas pelo Oceano Índico, contaram testemunhas a meios de comunicação locais.
Nas primeiras horas da terça-feira, na clínica médica de Pangandaran, o corpo de várias vítimas estavam no chão coberto com roupas. Um policial disse à Reuters TV que havia 40 corpos em toda a clínica.
A agência de notícias oficial da Indonésia, a Antara, informou que pessoas também morreram em outros dois balneários de Java.
- As buscas ainda continuam para acharmos aqueles que foram provavelmente arrastados pelas ondas do tsunami - disse o presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono a repórteres.
O Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico, um órgão dos Estados Unidos, informou que o terremoto teve magnitude 7,2, enquanto o Centro Geológico dos EUA, disse que ela foi de 7,7. A agência estatal de geofísica e meteorologia da Indonésia afirmou que o tremor foi de 6,8 graus na Escala Richter.
Um alerta de tsunami na costa sul de Java e perto da ilha Christmas, no sul do arquipélago indonésio, foi divulgado pelo Centro de Alerta para Tsunamis no Pacífico. A polícia de Christmas, pertencente à Austrália, afirmou não ter registrado danos na ilha.
A Índia também divulgou um alerta para as ilhas Andaman e Nicobar, atingidas duramente pelo tsunami no fim de 2004, mas autoridades afirmaram não ter havido nenhum perigo real nesses locais.
Um grande terremoto ocorrido em dezembro de 2004 provocou um tsunami que matou ou deixou desaparecidas 170 mil pessoas na Província de Aceh, na Indonésia.
Outras dezenas de milhares de pessoas morreram em outras localidades, a maior parte delas no Sri Lanka, na Índia e na Tailândia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink