Tornado atingiu a cidade de Mayflower, no Arkansas, por volta das 19h30 (horário local) neste domingo (27)| Foto: Reuters/Gene Blevins

Tornados atingiram o centro-sul dos EUA no domingo (27), matando pelo menos 17 pessoas nos Estados de Arkansas e Oklahoma, onde bairro inteiros foram destruídos e equipes de resgate buscavam sobreviventes no escuro.

CARREGANDO :)

O vento arrancou casas dos seus alicerces e revirou carros na localidade de Vilonia, Arkansas, uma das mais atingidas, como mostraram imagens de TV.

As autoridades de Arkansas disseram que pelo menos 10 pessoas morreram em Faulkner e outras seis no resto do Estado -- as primeiras vítimas por tornados neste ano. Outra pessoa morreu em Quapaw, no vizinho Okalhoma, segundo o gabinete do xerife local.

Publicidade

"Um bairro inteiro, com umas 50 casas, foi destruído. Muitos lares sumiram completamente, exceto as fundações. Há mais devastação assim em outras partes de Arkansas", disse o legislador estadual Tim Griffin à Reuters.

O canal Weather Channel mostrou imagens de carros retorcidos e revirados, alguns com pessoas ainda dentro, numa fila que se estendia por quilômetros na rodovia Interestadual 40, cerca de 35 quilômetros a noroeste de Little Rock, a capital estadual. A estrada foi interditada.

Um tornado atingiu Mayflower pelo leste por volta de 19h30 (hora local), matando pelo menos uma pessoa e derrubando árvores e postes, o que dificultou o acesso dos serviços de emergência às áreas atingidas, que ficaram no escuro, segundo autoridades.

Autoridades de Arkansas disseram que dez mortes foram registradas no condado de Faulkner, 5 em Pulaski e 1 no condado White.

Durante a noite, várias partes de Arkansas, Tennessee e Mississippi foram colocadas em estado de alerta devido ao risco de novos tornados.

Publicidade